CLAREAMENTO DENTÁRIO
O que é clareamento dentário?
O procedimento de clareamento dentário consiste na remoção tanto de manchas provenientes de alimentos (chá,refrigerantes,café,açaí), tabagismo chamadas extrínsecas quanto aquelas que se originam no interior dos dentes chamadas intrínsecas causadas pelo tratamento de canal ou pelo uso de antibióticos, utilizando produtos químicos chamados alvejantes, a base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, à concentrações que variam de 10 a 22%.
Quais são os tipos de clareamento dentário?
Basicamente existem dois tipos de clareamento dentário: vital e não vital. O procedimento que envolve o clareamento de dentes com vitalidade, ou seja, que possuem polpa dentária é chamado vital e é o mais comum. Esse procedimento é realizado utilizando alvejantes (peróxido de carbamida ou hidrogênio) e tem uma efetividade de 6 a 12 meses sendo necessário novo procedimento após esse período. Por outro lado, o clareamento de dentes submetidos ao tratamento de canal, ou seja, não vitais porque não possuem mais polpa dentária é chamado não vital. Nesse procedimento o alvejante é introduzido dentro do dente e deixado por algum tempo até que atinja o clareamento desejado. Qual dos tipos de clareamento é o mais adequado no seu caso? É necessário que seja avaliada por um profissional qual a origem da pigmentação dos seus dentes e aí sim escolhido o melhor procedimento!
Porque devo clarear meus dentes?
O procedimento de clareamento dos dentes é essencialmente estético e como tal tem impacto direto na sua auto-estima. Desta maneira, clarear os dentes pode aumentar sua auto-estima e consequentemente a sua auto-confiança. Em eventos especiais como casamentos, encontros com ex-colegas, entrevistas de emprego ou formaturas muitas pessoas querem passar uma primeira impressão positiva, além de parecem mais jovens. No entanto, você pode clarear seus dentes somente porque os mesmos ao longo do tempo se tornam mais susceptíveis ao manchamento e ao amarelamento.
Quais os riscos que envolvem o clareamento?
Eventualmente o procedimento de clareamento pode levar a sensibilidade dos dentes, especialmente quando você ingere alimentos quentes ou frios, mas geralmente diminui após de 48 horas e desaparece completamente até o fim do tratamento. O uso de creme dental a base de citrato de potássio tem a capacidade de inibir as terminações nervosas atenuando a sensibilidade. Caso a sensibilidade permaneça é aconselhável interromper o tratamento por alguns dias até que os seus dentes se adaptem ao procedimento.
Quanto posso clarear meus dentes?
Os procedimentos de clareamento dos dentes podem deixa-los com tons de cinco a sete vezes mais claros. Um clareamento de duas ou três tonalidades pode proporcionar uma mudança sensível em qualquer sorriso. Manchas provenientes do tratamento de canal ou do uso de antibióticos podem requerer um maior número de tons de clareamento. Além disso, cada paciente responde de maneira diferente a um determinado agente clareador sendo necessário que um profissional avalie quantos tons serão necessários clarear até que seja alcançado o tom desejado.
Sou um candidato(a) para clareamento dos dentes?
Geralmente, quase todas as pessoas são candidatos ao clareamento dos dentes, no entanto, um profissional deve avaliar qual o origem da pigmentação dos seus dentes e decidir qual o melhor procedimento. Pessoas que possuem problemas de gengiva inflamada devem evitar procedimentos de clareamento que envolvam produtos químicos que irritem ainda mais os tecidos. O clareamento dentário em pacientes que possuem restaurações da cor natural dos dentes como coroas, jaquetas ou facetas de porcelana não é recomendado, uma vez que o agente clareador não alterará a cor desses materiais o que irá destaca-los dos demais dentes clareados.
Você ficou interessado(a) em fazer um clareamento dentário em Porto Velho? Então não perca tempo! Agende uma consulta um dos nossos dentistas na clínica odontológica Dente Feliz.