Tudo que você deve saber antes de colocar aparelho
A procura por tratamento cada vez mais rápido, indolor e com menor impacto estético é uma tendência dentre a maioria dos pacientes que buscam alinhar os dentes usando aparelho ortodôntico.
O uso de aparelhos estéticos, ou seja, da cor dos dentes, tem conseguido diminuir de maneira significativa o impacto que o uso de bráquetes (aquelas pecinhas que são coladas nos dentes) metálicos possam causar. Esses aparelhos podem ser confeccionados em cerâmica (porcelana), safira ou policarbonato (plástico). Basicamente a diferença de cor entre os bráquetes cerâmicos e de policarbonato em relação aos bráquetes de safira é que os primeiros tem um aspecto branco leitoso enquanto que os últimos são transparentes conferindo ainda mais apelo estético ao aparelho.
Com relação a velocidade do tratamento, os bráquetes estéticos tem, basicamente, o mesmo desempenho dos bráquetes metálicos. É bom lembrar que os bráquetes de porcelana e safira são mais susceptíveis a quebras devido a mastigação de alimentos duros (torresmo, azeitona, pipoca e farinha) e portanto requerem um cuidado maior.
Outra grande revolução na ortodontia foi a introdução dos bráquetes auto-ligados (aqueles da foto acima). Esses bráquetes tem a capacidade de diminuir o tempo de execução de alguns tratamentos tendo em vista que diminuem o atrito entre o fio e o bráquete. Se fizermos uma analogia aonde o bráquete convencional é o freio de uma bicicleta, devido ao uso da borrachinha colorida, e o fio ortodôntico é o aro dessa mesma bicicleta, o atrito é grande quando queremos movimentar um dente. Os bráquetes auto-ligados são presos ao fio através de um clip metálico o que reduz sensilvelmente o atrito entre eles aumentando a velocidade da movimentação dentária. Além disso, o uso bráquetes auto-ligados diminui a quantidade de placa bacteriana e assim o risco a cárie devido a eliminação das famosas borrachinhas coloridas.
Para aquelas pessoas que querem mesmo um aparelho "invisível" é aconselhável o uso de um tipo de bráquete que é colado na parte de trás dos dentes chamado aparelho lingual. Esse tipo de tratamento requer um profissional treinado na técnica de ortodontia lingual e de equipamento especializado. Isso aumenta o custo desse tipo de tratamento o que talvez tenha contribuído para que sua disseminação tenha se restringido a aquelas pessoas que possuem uma vida pública (políticos, jogadores de futebol, apresentadores de televisão e etc).
Ficou interessado em melhorara a sua oclusão e assim a estética dos seus dentes? Agende uma consulta com um dos nossos dentistas em Porto Velho!