Qual a idade correta para levar seu filho ao ortodontista?
Procurar um ortodontista na época certa é uma decisão importante, mas qual a idade indicada?
De acordo com Associação Americana de Ortodontistas (AAO) e a Associação Americana de Odontologia (ADA), as crianças devem consultar um ortodontista aos sete anos. Embora possa parecer cedo, a avaliação precoce do profissional ajudará a detectar qualquer alteração no desenvolvimento da dentição da criança. Nessa idade os primeiros molares permanentes já erupcionaram, além de se poder avaliar a presença dos demais dentes permanentes radiograficamente.
Tratamento em duas fases: o que signifca isso?
Segundo a filosofia de tratamento de crianças em duas fases, a primeira fase ocorre por volta dos sete anos de idade a qual dura cerca de 12 a 18 meses.
Nessa fase é realizado o tratamento preventivo e interceptativo das seguintes maloclusões: mordidas cruzadas e mordidas abertas, além do gerenciamento de espaço. Dessa maneira, é possível que a segunda fase do tratamento (no caso corretivo), por volta dos doze anos de idade quando da erupção dos segundos molares permanentes, seja menos complexa e mais rápida.
Além disso, o paciente não se submete ao sobre tratamento (over treatment), ou seja, se submeter a tratamento dos sete aos doze anos de idade, o qual é motivo de estresse tanto para o paciente quanto para os pais.
Quais são as vantagens do tratamento precoce?
O tratamento precoce tem como principal vantagem permitir ao ortodontista a detecção de qualquer alteração do padrão normal de desenvolvimento da dentição e assim guiar os dentes que ainda não terminaram a sua erupção completamente para uma posição mais favorável.
Além dessas vantagens podemos enumerar as seguintes:
* criar mais espaço para erupção dos dentes permanentes
* redirecionar o crescimento mandibular prevenindo assimetrias faciais
* reduzir o risco de fraturas de dentes muito para frente
* preservar espaço para os dentes que não erupcionaram
* reduzir a necessidade de extração de dentes
* reduzir o tempo de tratamento com aparelho fixo
Desta maneira, quando mais cedo seu filho for avaliado melhor será o prognóstico do futuro tratamento.
Então porque esperar mais?Seus filhos são o seu maior bem! Agende uma consulta com um dos nossos dentistas em Porto Velho!